Maceió/AL
O Grito das/os Excluídas/os em Maceió aconteceu no bairro Bebedouro, nas comunidades Flexais de Cima e Flexais de Baixo, parte das áreas afetadas após afundamento de terras causado pela mineradora Braskem, em extração predatória de sal-gema. A frase “Se fere minha existência, serei resistência” vinha complementada por um “Fora Braskem”. Depois de um ato ecumênico, as pessoas participantes percorreram algumas ruas da comunidade denunciando o crime e exigindo reparação, e encerraram a manifestação na praça Santo Antônio, no bairro da Levada, outra região atingida pelo maior crime ambiental em solo urbano das Américas.
Teresina/PI
Em Teresina, a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas aconteceu na Av. Marechal Castelo Branco, durante o desfile de 07 de Setembro. As organizações sociais fizeram denúncias contra a privatização da Agespisa, a corrupção política, a legislação ambiental predatória do Estado do Piauí e em defesa de todas as vidas.
A intenção era adentrar na avenida como uma das alas do desfile, mas a polícia militar barrou os manifestantes e ameaçou tomar as faixas caso se recusassem a sair. Somente após o encerramento do desfile o grito pôde passar. As falas foram feitas no palanque esvaziado onde antes estavam acomodadas as autoridades que saíram estrategicamente antes da manifestação
.
Deixe um comentário