Press ESC to close

À Osmarina, com luta e afeto: professora e militante piauiense é mais uma vítima da Covid-19

Maria Osmarina Moura Bezerra, a Osmarina, nos deixou no último 8 de abril por complicações da covid-19. Quando pensávamos haver esperança, veio então uma infecção hospitalar como um golpe em amigos, companheiros de militância e, claro, a família. Osmarina deixou três filhas, um amor de décadas, Ana, e um gigante legado. 

Trabalhadora da educação, educadora no mais amplo sentido do termo, Osmarina ensinava na Escola Municipal Galileu Veloso no Atendimento Educacional Especializado, mas educar para ela não tinha limites e nem muros. As ruas, as praças e onde quer existisse luta por direitos, ela estaria lá para educar e educar-se. Nós mesmo do OcorreDiário nos inspiramos nela e com ela há muitos anos, desde antes de chegarmos aqui. Com ela lutamos em defesa da educação, nas muitas greves, com ela estivemos contra o aumento da passagem de ônibus, pela auditoria da dívida cidadã. Com ela caminhamos de mãos dadas em favor do serviço público. Levantamos as bandeira LGBTQ, das mulheres, antirracista e contra toda forma de opressão. 

Osmarina sempre nos ensinou com afeto e com exemplo. Como bem ensinou Paulo Freire, “As palavras comovem, mas o exemplo arrasta”, assim ela nos arrastava, pois no seu gesto mais simples de ser, nos encantava para a ação. Marchando sempre até sermos livres. Mas não era uma caminhada vã, de pautas duras. Na caminhada de Osmarina, o afeto pelo outro sempre vinha primeiro. Antes sempre queria saber como estávamos, em casa, no trabalho, nos estudos, depois disso sim, poderíamos seguir caminhando rumo a revolução. Nada antes disso importava, mesmo sabendo que a luta era grande e que tínhamos pressa. Caminhar sem afeto não combinava com ela. 

No último junho, 2020, tivemos a honra de contar a saga da educação pública no ensino remoto,com a contribuição do olhar tenro e solidário de Osmarina. Vamos guardar essa reportagem como troféu, daquelas que engrandecem, não as estantes, mas o espírito. 

Querida Osmarina, amiga, mãe, irmã, companheira você não concluiu o seu mestrado, mas para nós você sempre foi uma grande mestra. Escrevemos hoje para Osmarina não como despedida, mas como forma de enviar aos céus a gratidão por todos os abraços, sorrisos, aprendizagens e inspirações dessa grande mulher. Todo o Coletivo OcorreDiário está grato pela caminhada que pudemos trilhar juntes e vamos continuar até a vitória, para honrar a essa mestra que se junta hoje a tantos outros e outras mestras. De nossa parte, pode se juntar à Freire e olhar que daqui seguimos o legado. 

Nossa solidariedade e sentimentos a todas as pessoas que perderam amores devido ao Coronavírus. 

#Vacinaparatodesjá!!

HOMENAGEM

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina – SINDSERM abriu uma sala virtual pública no Zoom, para quem desejar prestar homenagens para a Osmarina. As homenagens serão gravadas e enviadas à família. A sala está aberta durante todo o dia, nesse link: https://us02web.zoom.us/j/6463030760

Às 18 horas haverá um ato político e ecumênico, mas caso não possa participar neste horário você pode entrar a qualquer momento, REGISTRAR SUA HOMENAGEM e sair da sala. Você poderá fazer comentários no chat, depoimentos, postar fotos suas com Osmarina, assistir e/ou postar vídeos e tudo ficará gravado para a posteridade, sendo entregue uma cópia da gravação à família.Reconhecimento

RECONHECIMENTO

Osmarina era querida e amada por onde passava. Hoje, ao longo do dia, diversas entidades sindicais, populares, estudantis e políticas manifestaram pesar e solidariedade em razão da sua partida precoce. Recolhemos nessa matéria algumas dessas publicações:

SINDSERM – THE

A Direção Colegiada do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) lamenta profundamente o falecimento de uma companheira histórica de luta e guerreira em defesa da educação, professora Maria Osmarina Moura Bezerra, que não resistiu às complicações da Covid-19. Osmarina foi incansável na luta contra os projetos que oprimem e contra as armas de genocídio da classe trabalhadora em nosso país. Em nome da categoria que ela defendeu durante a maior parte da sua vida adulta, expressamos nossos sinceros sentimentos e agradecemos pelas inúmeras conquistas das lutas que ela protagonizou durante a sua vitoriosa e aguerrida militância. Guerreiras não morrem, apenas descansam!

ADCESP – UESPI

A ADCESP comunica, com imenso pesar, a notícia do falecimento da Professora Maria Osmarina Moura Bezerra, incansavelmente lutadora do povo e da educação pública. Deixamos nossas condolências e solidariedade à familiares e amigos de Osmarina, nesse momento tão difícil. Osmarina é mais uma vítima do negacionismo que empurrou o Brasil para o centro da Pandemia da Covid-19. Ao longo da sua jornada, a professora deixou um legado de luta e resistência, de entrega e compromisso com um mundo melhor e mais justo para todos. E será lembrada por nós, todos os dias, por esse legado. Lutadoras e lutadores do povo não morrem! OSMARINA, PRESENTE!

INSURGÊNCIA – PSOL

A militância da Insurgência externa seu pesar com o falecimento de Osmarina Moura, mais uma lutadora que se vai em decorrência da COVID 19, na manhã dessa quinta-feira.  Osmarina militava no Piauí. Foi educadora e militante do SINDSERM. Aguerrida e incansável, dividiu muitas trincheiras conosco nos movimentos sociais da educação, feminista e no PSOL em Teresina. Um exemplo, uma inspiração.  Deixou sua companheira, três filhas e a certeza inabalável de que só a luta muda a vida. Seu legado viverá em nós! Está pulsando em corações insurgentes não só do Piauí, mas por todos os cantos.   Osmarina descansa agora como semente de um mundo novo sem exploração e opressões. Seguirá germinando em nós, até a vitória da nossa classe.  Em memória de seu amor à humanidade e de sua resistência, seguiremos em luta.   OSMARINA MOURA, SEMENTE! 🌿

PSTU – PIAUÍ

Com imensa tristeza, recebemos nesta manhã de quinta-feira, dia 08 de abril de 2021, a notícia do falecimento da Profª. Maria Osmarina Moura. É uma perda irreparável e dolorosa para a família, amigos e para a classe trabalhadora. Motivo de profunda tristeza para quem conhecia sua vontade de mudar o mundo. Osmarina militava no movimento social há décadas. Iniciou sua atuação no movimento de professores ainda muito jovem. Desde então, lutou de forma incansável contra todas as injustiças sociais, pela igualdade de gênero e contra as opressões. Foi uma lutadora exemplar em todos os momentos, estando sempre à frente das mobilizações e encorajando os trabalhadores e trabalhadoras a defenderam suas reivindicações. Deixa muitas lições de perseverança e coragem para seguirmos lutando por uma sociedade justa e igualitária. Perdemos mais uma lutadora da nossa classe para a Covid -19, para o genocídio perpetrado por esses governos e por esse sistema capitalista decadente. Precisamos transformar nossa dor e luto em luta!

LOURDES MELO – PCO

É com muita tristeza que venho informar a todos o falecimento da professora Osmarina Moura.  Todos que a conheceram sabiam de sua dedicação enquanto mãe. Vai ficar na nossa memória a expressão alegria de viver da professora Osmarina. Osmarina deixou o legado da sua luta pelos direitos da classe trabalhadora e a sua morte foi uma grande perda. Osmarina não resistiu ao Covid19,  doença  que se alastraram causando muitas mortes. Neste momento de tristeza venho manifestar as minhas  condolências aos familiares da companheira Osmarina Moura.

NUPPEGE – UFPI

– Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (UFPI) vem nesse momento de muita dor, expressar nossa tristeza  pela partida de nossa amiga Osmarina, uma pessoa muito querida! Uma guerreira na luta por uma educação pública de qualidade e por valorização dos profissionais da educação. Mas não  somente por essa causa, na realidade, ela se fazia presente em todas as lutas em defesa dos direitos sociais. Somos privilegiados/as pela convivência durante todos esses anos. Seu exemplo nos ajudará  a manter nossa mística de luta. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e amigas. Ainda estamos sem acreditar porque é  difícil de aceitar! OSMARINA, PRESENTE SEMPRE!

MOVIMENTO UFPI DEMOCRÁTICA (MUDe)

O Movimento UFPI Democrática (MUDe) consternado com a partida da companheira Osmarina Moura, em virtude da COVID-19, vem manifestar solidariedade à família enlutada nesse momento de intensa dor. Osmarina Moura era militante do PSOL/PI, do SINDSERM, professora da rede municipal de Teresina, pedagoga pela UFPI, onde atualmente cursava o Mestrado em Educação no PPGED. Dedicou sua vida na luta em defesa da classe trabalhadora. A perda de uma de nós, em especial daqueles e daquelas que lutam por uma sociedade justa, é desolador. Que continuemos na luta em defesa da vida digna e pela vacinação de todos e todas já! Essa era a luta de Osmarina Moura! Essa é nossa luta! OSMARINA PRESENTE, HOJE E SEMPRE!

DEFENSORIA PÚBLICA DO PIAUÍ

A Defensoria Pública do Estado do Piauí lamenta o falecimento da Professora e Defensora Popular, Osmarina Moura, ocorrido nesta quinta-feira, dia 08 de abril de 2021, em Teresina.Osmarina Moura formou-se Defensora Popular na segunda turma de capacitação do projeto desenvolvido pela DPE/PI e sempre esteve à frente da luta pela garantia de direitos, utilizando-se para isso de uma ferramenta imprescindível – a Educação. A Defensoria Pública solidariza-se com a dor dos familiares da Professora e Defensora Popular Osmarina Moura, nesse difícil momento de perda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo