Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, revelam a perspectiva de uma nova safra recorde de grãos no Piauí em 2021, alcançando um total de 5,4 milhões de toneladas, um crescimento da safra de aproximadamente 478 mil toneladas. Mas você sabe pra onde vai tanto alimento?
A maior parte desses grãos, como acontece em todo o mundo, é exportada para a engorda de gado. China e Alemanha são os principais destinos da soja produzida no cerrado piauiense que, sozinha, corresponde a 76% de tudo que é exportado no estado. Enquanto os barões do agronegócio produzem alimento para engordar agropecuária e gerenciar a destruição de biomas extremamente necessários para as nossas vidas (como o cerrado), sobra para a Agricultura Familiar a missão de colocar comida na nossa dos brasileiros. De acordo com o IBGE, cerca de 70% dos alimentos que vão para nossas casas, vem da agricultura familiar e não do agronegócio.
Um cenário desigual e desumano, onde as vidas e a natureza não tem nenhuma importância. Sobre esse assunto, a ambientalista Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí, fez um desabafo nas redes sociais, que vamos compartilhar abaixo na íntegra:
Destruir o Cerrado é meta do Agronegócio (Por Tânia Martins)
Enquanto personagens estúpidos do Agro e da política no Piauí anunciam com orgulho que em apenas um município ao Sul, Baixa Grande do Ribeiro estão chegando ao plantio de 200 mil hectares de soja, nós, nos apavoramos e nos indignamos com tamanha destruição do Cerrado plantado para alimentar animais na Europa.
Anúncios como esse são gerados para confundir ou enganar a plateia. Essa gente estúpida do Agro sabe que estão matando um dos maiores biomas brasileiros e que têm até data certa para matá-la, provavelmente, segundo a Ciência, já em 2030 começa a desertificação na região. Eles não perdem tempo, afinal, tempo é dinheiro, a razão da vida dessa gente estúpida. E quem se importa? A Justiça? Muito lenta e controversa, os órgãos ambientais? Esses se somam à cadeia de articuladores existentes na máquina pública para proteger os criminosos.
Ainda sobre essa gente estúpida do Agro, claro que sabem que o Cerrado abriga 5% da biodiversidade do planeta e tem múltiplas funções ambientais e que carrega importantes bacias hidrográficas da América do Sul. Mas, nada disso importa, a natureza não vale nada pra essa gente estúpida do Agro.
Nem tudo está perdido, uma esperança no fim desse poço profundo é possível, é denunciá-los a Associação Internacional para a Soja Responsável Soy (Sigla em Ingles RTRS) que estabelece padrões ambientais e sociais incluindo a proteção da biodiversidade para adquirir o grão. Uma campanha mostrando os desmatamentos e destruição da biodiversidade do Cerrado piauiense aos supermercados e produtores nos países que adquire a soja que sai do Piauí, quem sabe nos mostre uma luz para evitar o desaparecimento do bioma junto com essa gente estúpida e forasteira do Agro assim como de políticos inconsciente que não sabem o valor incalculável de uma mata em pé.
Comments (1)
Carlossays:
22 de janeiro de 2021 at 8:40 AMSomos de da cidade de bom Jesus, indignados com essa registrarem dúbia e cheia de fake, bom.se retratarem e antes de publicar essa merda, conhecer a realidade.