Por Thays Teixeira
A noite da última quinta-feira (04) foi de completo desespero e angústia para as famílias que vivem no bairro Parque Rodoviário, localizado na zona Sul de Teresina. Os moradores foram surpreendidos com uma enxurrada que destruiu 40 casas, arrastou móveis, deixou feridos e que fatalmente matou duas pessoas. A descrição é traumática e as imagens do local são de completa destruição, muitas pessoas desesperadas e sem saber o que será do futuro.
A enxurrada que provocou a destruição das casas, ferimentos e a morte dessas pessoas foi provocada por após uma lagoa de um clube desativado (Clube da Telemar) transbordar com a chuva, romper a rua do terreno, que funcionava como dique. A força das águas foi avassaladora, o que explica o cenário de destruição deixado. Entidades devem começar investigações para apurar responsáveis por esse desastre.
A situação é de calamidade pública e as famílias atingidas estão expostas a riscos derivados pela água que fica acumulada, a possibilidade de novas chuvas, além de todo o drama que é ter que restabelecer a vida depois de uma situação devastadora como essa.
Salienta-se que frente a uma tragédia dessa ordem a organização popular e a solidariedade são importantíssimos. Após a enxurrada entidades e pessoas autonomamente começaram a organizar estratégias para colaborar com essas famílias e poder amenizar o sofrimento na medida do possível. As pessoas que estão interessadas em doar podem procurar esses espaços e colaborar diretamente com os atingidos. Em momentos assim é vital reforçar os princípios de solidariedade e da justiça social.
Por meio das redes sociais várias entidades estão mobilizando para angariar doações. Uma delas é a Renovação Carismática Católica (RCC) que pede doações de alimentos, roupas, lençóis, material de higiene, limpeza, remédios, colchonetes e calçados para os desabrigados. O posto de arrecadação fica na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Praça da Imaculada, 4181 bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina.
Também é possível contribuir junto à Capela São Francisco das Chagas, localizada na Rua Alberto Leal Nunes, 2000, no bairro Lourival Parente, também na zona Sul. Telefones para maiores informações: (86) 3227-118, 86 98808-6056, 86 9814-3637 (Patrícia), 86 99450-8093 (Karla Rosana), 86 99568-2477 (Adriana).
Esses são apenas alguns locais de doação. Caso deseje colaborar procure algum deles e colabore. A situação é traumática e estas pessoas requerem muito apoio e colaboração nesse momento.
Deixe um comentário