Press ESC to close

Campanha das ruas: conheça as candidaturas enraizadas nas lutas populares em THE

Domingo (27/09) foi a largada oficial da campanha eleitoral para as Eleições de 2020 em todo o país. Em Teresina, 13 candidatos/as estão na disputa para o Palácio da Cidade, sendo nove homens e quatro são mulheres (representando apenas 30% do total). O Ocorre Diário, enquanto plataforma de comunicação popular/comunitária, comprometido com as lutas sociais da classe trabalhadora e das comunidades periféricas e empobrecidas da cidade, apresenta agora as candidaturas da esquerda, que apresentam um  programa de governo alinhado às lutas sociais por direitos e que promova uma ruptura radical com esse sistema de super exploração e dominação em que vivemos. Optamos, portanto, por apresentar as candidaturas dos movimentos sociais que, no entanto, não encontram espaço equitário na mídia hegemônica.  Abaixo trazemos um pequeno perfil dos/as candidatos/as e suas respectivas atividades de lançamento das campanhas:

BEM VIVER EM TERESINA – LUCINEIDE BARROS (PSOL)

A Professora Lucineide Barros é candidata a prefeita de Teresina pelo PSOL – Partido Socialismo e Liberdade.  Lutadora histórica da luta por moradia, esteve durante muitos anos a frente da Associação de Moradores do Bairro Buenos Aires e da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC/PI). Foi uma entre as milhares de mulheres que se ergueram contra a ausência de políticas de habitação em Teresina na década de 90 e fundaram a Vila Irmã Dulce, uma das maiores da América Latina. Hoje é educadora popular e professora doutora na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, onde levanta a bandeira em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. 

Ontem (27/09) a Lucineide e Cyntia Falcão, candidata à co-prefeita, iniciaram a campanha ocupando as ruas da zona norte de Teresina, na região do Parque Lagoas do Norte, em um bicicletaço que levou para ruas debates muito importantes, como direito à moradia, preservação dos rios e matas e mobilidade urbana. “É muito lindo estar nas ruas com vocês! Os próximos 49 dias de campanha serão intensos. A Teresina que a gente propõe é construída a partir de muito afeto, encontros e trocas. Ver as pessoas indo pra rua assim, tomando todos os cuidados necessários nesse momento, nos deixa ainda mais fortalecidas na ideia de que uma Teresina para o BEM VIVER é possível”, afirma Lucineide. 

Além de se alinhar às famílias que resistem às remoções involuntárias impostas pela Prefeitura de Teresina e seu Programa Lagoas do (M) Norte, Lucineide e Cyntia Falcão também trouxeram a tona questões como a mobilidade urbana. Em um manifesto unindo ciclistas, pedestres e carroceiros(as) o PSOL deu a largada problematizando o transporte público da capital.  

ALTERNATIVA SOCIALISTA PARA TERESINA – GERVÁSIO SANTOS (PSTU)

O professor Gervásio Santos tem uma longa trajetória de lutas em defesa da educação, dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora. Nascido em Parnaíba, mora em Teresina desde os 14 anos. Iniciou a sua militância na juventude socialista, quando fez parte da Convergência Socialista, então uma corrente interna do PT, que foi expulsa em 1992 por não aceitar a política de aliança do PT com os partidos patronais, política esta que levou a degeneração e a corrupção do PT. Essa ruptura deu origem ao PSTU, partido que nunca aceitou se aliar com os patrões e os capitalistas.
Gervásio Santos é formado em Historia pela UFPI. Atualmente é professor da rede oficial de ensino da Prefeitura de Teresina e fez parte da Executiva Estadual da Central Sindical e Popular, a CSP Conlutas e do Movimento Luta Popular, na defesa de uma moradia digna aos trabalhadores e o direito da posse de terras pelos moradores em ocupações na zona norte da cidade.

O PSTU fez o lançamento de sua campanha eleitoral dentro da comunidade Dandara dos Cocais, zona norte de Teresina, neste domingo (27/09). O partido vem organizando há anos, junto a essa comunidade, uma luta constante pelo direito à moradia digna e à posse de terra pela população mais carente, sem renda e sem casa própria. A reforma urbana e fundiária será um dos temas fundamentais para o programa de governo do PSTU.  “Somente a organização dos trabalhadores trará uma saída para a crise que estamos vivendo e dará aos trabalhadores, às mulheres, aos negros e negras, aos LGBT’s e à juventude melhores condições de vida  e o fim das opressões. É preciso dar as condições necessárias para que a população de baixa renda fique realmente em suas casas, se protegendo do novo coronavirus”, pontua Gervásio Santos.

PELO PODER POPULAR – PEDRO LAURENTINO (UP)

Pedro Laurentino Reis Pereira é o nome que a Unidade Popular – UP coloca para concorrer à Prefeitura de Teresina nas Eleições deste ano. Com 63 anos, tem uma vida dedicada à luta em defesa da juventude e dos trabalhadores, especialmente marcada pelo enfrentamento ao fascismo, tanto na época do Golpe de 64 quanto hoje, com o Governo Bolsonaro. É funcionário público, sindicalista e escritor. Entrou na vida política ainda no movimento estudantil na década de 70, foi vereador em Recife (PE) na década de 80 pelo PMDB e em Teresina nos anos 2000 pelo PDT. Hoje compõe a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí e da Unidade Popular. 

A campanha foi lançada no domingo (27/09) com o GRITO CONTRA A FOME: em defesa do auxílio emergencial de R$600. O partido ressalta que Teresina é a cidade das desigualdades, onde um terço da população sobrevive com até 14 reais por dia. São os desempregados, despossuídos, usurpados até no sagrado e constitucional direito de ir e vir, comer, vestir e morar. “Nossa tribuna popular está pronta e estaremos em todos os cantos da cidade junto com o povo pobre, apresentando nosso projeto para a cidade de Teresina”, afirma. 

CAUSA OPERÁRIA – LOURDES MELO (PCO)

A professora Lourdes Melo representará as ideias do Partido da Causa Operária – PCO, nas Eleições 2020. Ela é professora da rede pública municipal de Teresina e da rede pública estadual. Aguerrida lutadora em defesa dos direitos da classe trabalhadora, Lourdes tem uma larga trajetória na luta por direitos em Teresina. É membro do Coletivo Rosa Luxemburgo. Nos últimos anos esteve fortemente engajada nas lutas pelo #forabolsonaro e em defesa da liberdade do Ex. Presidente Lula. A

Até o momento não recebemos informações a cerca do lançamento da campanha do PCO.

Comments (1)

  • Lucineide Barros Medeirossays:

    2 de outubro de 2020 at 1:38 PM

    É essa experiência de comunicação, feita pelo Ocorre Diário, que nos inspira na proposta e construção de uma Teresina para o Bem Viver, favorecendo escuta e visibilidade das vozes e experiências subalternizadas, respeitando o direito à palavra e à experiência vivida e sentida, realizando uma comunicação popular que educa para que todas (os) possamos pronunciar outro mundo que se põe a caminho, quando o sonhamos nas lutas e o comunicamos no fazer cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo