Press ESC to close

Corona Vírus e ideias para frear o nosso fim: ações para os “sem-salário”

Pelo Brasil e o mundo vários ativistas e profissionais de diversas áreas não dormem para adiar o nosso fim. “Ideias para adiar o fim do mundo” é o livro do indígena Ailton Krenak. Para o intelectual indígena, adiar este fim também é a possibilidade de continuarmos contando nossas histórias. E para narrar muitas histórias, inclusive a dos “invisíveis”, nosso camarada jornalista e militante de muitas lutas, Vinícius Oliveira, manda a letra lá de Sergipe com várias ideias importantes. Daqui estamos acompanhando o corre diário do nordeste para se desdobrar nesta crise. Solidariedade, é a única arma capaz de nos salvar.

Confira na íntegra o SERGYNotícias: 

SERiGYNotícias para FREAR o nosso fim: CoronaVírus 21 de março de 2020

16h20- Nesta edição: *(1) Pesquisas sobre o coronavirus pelos cientistas. (2) Situação em Sergipe e (3) Sem-salário: propostas que estão sendo jogadas*

1. PESQUISAS SOBRE O CORONAVÍRUS

Segundo artigo em revista cientifica renomada: Science: Os dados apontam que 86% das infecções NÃO são diagnosticadas, e 79% das transmissões acontecem a partir de pessoas assintomáticas. (que não apresentam sintomas). A boa notícia é.que a taxa de letalidade é menor do que os números oficiais até agora apontam, talvez um quarto ou um quinto. A má notícia é que, a menos que se faça um fechamento de tipo chinês – brutal, modelo 1984, de Orwel, mas eficiente – ou se teste grande parcela da população – no modelo coreano, gastando dinheiro com isso – a epidemia é praticamente imparável. (FONTE: https://science.sciencemag.org/content/early/2020/03/13/science.abb3221 )

*2.SITUAÇÃO DO VÍRUS EM SERIGY*

Enquanto os casos confirmados e mortes vão aumentando progressivamente, no Brasil, mas ainda em estágio considerado inicial, autoridades da saúde e ministros, com base no que têm observado em países da Ásia e Europa, apontam que o pico do Covid-19 (coronavírus) permanecerá até meados de junho. O cenário pode se alterar, no entanto, com a eficácia ou não das medidas adotadas pelos governos nas esferas federal, estadual e municipal, como quarentena, isolamento social e contingência populacional.Sergipe possui 7 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Ainda de acordo com o boletim da SES, o estado possui 25 casos suspeitos e 41 descartados. (Fonte: site da infonet).

Empresas preferem dias de lucro, do que preservação de VIDAS. “Prefeitura notifica empresa de telemarketing por descumprir decreto” (Fonte: https://infonet.com.br/noticias/cidade/prefeitura-notifica-empresa-de-telemarketing-por-descumprir-decreto/ )

*3. EXEMPLOS DE AÇÕES VOLTADAS PARA OS “SEM-SALÁRIO”.*

3.1 Governador Belivaldo Chagas : “Vamos liberar uma linha de crédito de aproximadamente 50 milhões de reais para os pequenos empreendedores e quem trabalha na informalidade. Vamos também criar um cartão-inclusão para pessoas de baixa renda.” (Fonte: twitter do governador Belivaldo Chagas)

3.2 Governador Flávio Dino- Faz edital para artistas maranhenses produzam programa ONLINE de forma remunerada. (fonte: twitter de Flávio Dino)

SEMCASPI (Secretaria de Assistência Social do Piauí) em Teresina realiza ações para fechar os bares que ainda se encontram abertos. A quarentena é preciso neste momento, mas como pensar nas formas de sobrevivência para os informais e pequenos comerciantes, ambulantes, vendedores nos sinais, diaristas e etc. ?

3.3 Defensoria PÚBLICA de ARacaju determina medidas para pessoas em situação de rua, como: Fornecimento de alimentação, locais limpos para higienização, promoção de vacina contra a gripe e caso as estruturas não consigam atender as demandas sanitárias: forneçam auxilio-moradia (Fonte: Defensor Público Sergio Morais)

3.4 Deputado Federal apresenta proposta de RENDA MINÍMA para todos os trabalhadores informais, Suspensão imediata das cobranças das contas de luz, água e gás a todos os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$2.090) enquanto durar a pandemia e mais investimentos no SUS. SEGURO DESEMPREGO PARA MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (MEI),PAGAMENTO IMEDIATO DO AUXÍLIO-DOENÇA PARA MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS. ( Fonte: https://www.marcelofreixo.com.br/brasil-contra-o-corona )

⚡Produção do Jornalista Vinícius Oliveira contra o nosso FIM!📳 Comunicação a serviço de TODOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo