A Prefeitura de Uruçui , a 460Km de Teresina, está aterrando quatro grandes lagoas localizadas às margens do Rio Parnaíba, em Área de Preservação Permanente-APP, para dar lugar uma área de lazer e eventos, conforme está registrado na placa da obra, já iniciada à mais de uma semana, embora sem informações necessária sobre o projeto.
A Rede Ambiental do Piauí-REAPI, já receber cinco denuncias de moradores que estão indignados com a iniciativa da Prefeitura que, segundo eles, foram tomados de surpresa já que a Secretaria de Meio Ambiente municipal não realizou audiência pública para debater a obra. De acordo com as denuncias, as lagoas são usadas como viveiros de peixes, reprodução e abrigo de várias espécies aquáticas e refúgio de aves migratórias.
Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente do município, através da secretária Lucenir não respondeu aos questionamentos da REAPI para explicar sobre as expedições das licenças ambientais obrigatórias, entre elas, outorga de água, expedida pela Agencia Nacional de Água-ANA, por ser o Rio Parnaíba, um rio de abrangência nacional.
Confira o vídeo a seguir com imagens das obras feitas por moradores locais que não quiseram se identificar.
Deixe um comentário