Press ESC to close

Dia d@ artista de teatro: Fantasiar ou brincar de vida real? Feliz dia!

Texto: Sarah Fontenelle Santos

Uma criança dentro de uma quadro branco desenhando seu faz-de-conta-que-é-vida-real? Ou um adulto que traz a tona a realidade vivida? Vida ou imaginação? O artista de teatro é aquel@ capaz de soprar vida nos corações seja montando o cenário, criando uma luz espetacular, um figurino para nos transportar ao vivo para outro tempo e espaço, quem encena e nos convence e faz refletir sobre a vida, quem dirige a cena, e… quem faz o som…? ai meu Deus, meu coração já disparou por conta da sonoplastia, o seu, não? É por isso que hoje comemoramos o dia do artista de teatro.

Coletivo BRO-BRÓ (Foto: Kadu Costa)

O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artista e técnico de espetáculos de diversões. As representações teatrais acontecem no Brasil desde o século XVI,quando os colonizadores tentavam catequizar a nossa população indígena e, mais tarde a população afro. Mal sabiam eles que na cosmovisão afroameríndea a música, o teatro, a dança…toda arte se fundia em prol de Mama Pacha, não é? Os primeiros teatros, aos olhos e na forma do mundo europeu serão construídos só a partir de 1808 com a chegada da Família Real ao Brasil. Mas desde antes… e bem depois, nestas terras tupiniquins, todas sabemos, que tudo é: Teaaaaaaaaatro.

Viva o corre diário desses artistas que muitas vezes são artistas e empacotadores, artistas e professores, artistas e vendedores, artistas e muitas outras coisas para sustentar a arte que nos move, mas infelizmente o Estado não incentiva. Em homenagem a esse dia, compartilhamos o amor e o carinho do Artista Roney Rodrigues dos Torres Montes, ator do Coletivo B-R-O BRÓ!

De artista para artista, no palco com vocês, Roney:

Fazer teatro é muito mais que sair da rotina. É entrega, amor, renovação. O palco é um lugar sagrado, o corpo é nossa ferramenta de trabalho principal, vivemos diversas vidas ao nos entregarmos a esta arte, conhecemos lugares dentro de nós jamais acessado antes, aprendemos a nos conhecer e conhecer melhor o outro, a ter mais empatia e nem sempre esse trabalho é fácil, temos de estar abertos a todos os sentimentos bons e ruins, saber manipular tudo isto para poder contar uma estória e transmitir uma mensagem ao público e assim disseminar idéias, percepções, conhecimento, fantasias e etc… Parabéns para todos os companheiros de profissão, a todos os atores de teatro, que enfrentam as dificuldades da profissão, o escasso apoio de quem deveria priorizar a cultura e a educação como base para mudança, mas que jamais desistem de levar alegria ou mesmo lágrimas a um público que ama a arte.

Ao talento, a garra, a coragem, a criatividade, a vocês.

É de amor, arte e revolução do que precisamos!!! 🎭💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo