Press ESC to close

Fetiche de branco: Em ato racista Rede Clube exibe blackface no carnaval

A grande mídia e o seu racismo de cada dia que segue institucionalizando e propagandeando genocídios. Eis a dura marca de uma grande contribuição para o extermínio cultural dos povos negros. Já conhecemos esse genocídio de muitos carnavais e é necessário seguir firme no combate de toda forma de opressão. Nenhuma chacota étnica passará!

A comunicação é um direito humano, muito embora a mídia tenha sido utilizada diariamente para selecionar e marcar os corpos matáveis sobre os quais é liberado fazer todo e qualquer tipo de “piada” (opressão disfarçada de ´piada, que nunca teve graça). A exibição festiva da “fantasia” foi feita pelo instagram da Rede Clube (filial da Globo no Piauí), mas já foi retirado do ar. Porém, como a internet não perdoa, prints foram feitos e internautas seguiram denunciando. Esperamos que um dia a grande mídia compreenda o peso que tem na conformação, aceitação e propagandeamento das opressões.


A seguir, confira o texto da indígena Aliã Guajajara em solidariedade a mais esse ato racista. Viva a solidariedade entre os povos!

Por Aliã Guajajara

Nós povos indígenas e negros continuamos sofrendo discriminação, privações e ameaças, os nossos direitos constitucionais são sempre violados! Pergunto: O que alguém fantasiado de negro ou indígena traz para o nosso manifesto de agora? Penso que os fantasiados não aguentaria um dia na nossa pele, mesmo por que a maioria tá no lugar de privilégio. É fato o que vejo, e não consagro essa fantástica exibição carnavalesca!

É conveniente afirmar que não somos contra o car-na-val , mas eu e tantos outros parentes indígenas e irmãos negros, almejamos que essa festa aconteça respeitando os limites da sensatez , e isso dificilmente acontece. Mas faço um convite a tod(x)s não indígenas e não negros vem pra luta! Por que ser indígena e negro não é fantasia é passar por enfrentamentos violentos… (Quase todo dia compartilho postagens sobre enfrentamentos…).

Por que nossa luta tem dor e a maioria das vezes ela vem com um rastro de mortes e destruição (genocídio e etnocídio). Vou mais uma vez ser didática…Queremos aproximar indígenas e não indígenas que lutem junto de verdade, que tenha coragem de enfrentar as conspurcações sociais!

Sinceramente tenho esperança que a humanidade tenha uma consciência expandida para desbravar, descobrir e respeitar vidas. Oh! Povos (sem consciência expandida), certas coisas tem passado do limite da realidade !I katu✊🏾 !

#Somosreais

#indígenasenegrosnãosãofantasias

#vempraluta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo