Mais uma vez o território dos indígenas Akroá Gamella, em Morro D´Água, no município de Baixa Grande do Ribeiro, a 575 km de Teresina, foi atacado por grileiros no último final de semana.
O indígena Adaildo José Alves, informou que o crime aconteceu durante a noite e foi utilizada uma técnica bastante conhecida por desmatadores, o correntão, onde se manipula uma grande corrente de ferro arrastada por tratores, passando pela região para a retirada da cobertura vegetal.
Centenas de hectares de mata nativa do Cerrado, pertencente aos povos originários que estão ali desde os seus ancestrais foi desmatada. Segundo o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), essa área já está referenciada e reconhecida como território dos Gamella, aguardando apenas a demarcação
Após o episódio, os indígenas estão se organizando para denunciar e cobrar das autoridades medidas que garantam segurança e proteção. A presença dos Gamella ali vem de séculos, povoando principalmente os municípios de Bom Jesus, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro e Currais.
Com a chegada do agronegócio e a criação do MATOPIBA os indígenas hoje vivem cercados de plantios de monoculturas pulverizadas com agrotóxicos que envenenam suas águas, o solo e o ar, muitos são expulsos por grileiros, têm suas casas e roças incendiadas e são vigiados por milícias armadas.
Deixe um comentário