Press ESC to close

Incêndio devasta zona rural de Canto do Buriti e fumaça já atinge 6 municípios

Um incêndio de grandes proporções, que começou há uma semana, se propaga e ameaça parte do município de Canto do Buriti, distante 410 km da capital Teresina.

Pelo menos vinte mil hectares de vegetação já foram destruídos, segundo relatos de moradores da região que não tiveram condições de combater os focos sozinhos. Somente ontem, as autoridades responsáveis acordaram para a tragédia e enviaram equipes do Corpo de Bombeiros.

Foto: divulgação redes sociais

As chamas ameaçam chegar ao Parque Nacional Serra das Confusões, que fica a menos 12km de Canto do Buriti. Relatos de moradores do entorno do fogo demonstram que se trata de um crime premeditado que começa a ser investigado pela Polícia.

O caso foi repercutido pelo jornalista Bruno Meyerfeld, correspondendo do jornal francês Le Monde, na noite de ontem (23). Bruno utilizou seu twitter para fazer a denúncia: Énorme incendie dans la region de Canto do Buriti, Piaui, Nordeste. Il menace le parc de la Serra das Confusoes, plus grande réserve de vegetation Caatinga du Brésil. (Tradução: Grande incêndio na região de Canto do Buriti, Piauí, Nordeste. Ameaça o Parque Serra das Confusões, a maior reserva de vegetação de Caatinga do Brasil.)

De acordo com o analista de dados geoespaciais, Marco Aurélio Lira, há nesse momento uma mancha de poluição, decorrente desse incêndio, que já atinge seis municípios, incluindo, Canto do Buriti. “A representação espacial da mancha de poluição atmosférica foi possibilitada por meio de imagens do Satélite Sentinel 5P. A população dessa região deve ficar alerta pois a combinação de quente seco e um ar poluído pode trazer efeitos danosos à saúde humana”, alerta. No mapa elaborado por Marco Aurélio é possível ver a dimensão dos focos de calor, que ocupam uma área visivelmente maior que o litoral do Piauí.

Informações extraoficiais dão conta, ainda, que o incêndio teria levado à exoneração do responsável pela política de combate a queimadas e incêndios da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-SEMARH, embora não seja o verdadeiro responsável pela tomada de decisão em relação à estrutura para combater o fogo.

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo