No último sábado (29/02) a Prefeitura de Teresina colocou em operação os terminais Rui Barbosa e Buenos Aires, na zona norte da cidade, com isso todas as zonas da cidade passam a contar com terminais de “integração”. A mudança desse final de semana modificou grande parte das linhas que circulam na região norte e indignou a população. O primeiro dia foi marcado por falta de ônibus, superlotação, confusão e revolta nos terminais.
Com as mudanças, os moradores da Avenida Boa Esperança, região do Lagoas do Norte, reclamam que perderam a única linha de ônibus disponível para eles. “Eu estou indignada. O único ônibus que tinha, o 109, que passava na Boa Esperança, eles tiraram pra fazer mal ao povo. Não há como a gente não se indignar com uma situação dessa”, desabafa Maria Lúcia, moradora e liderança do Movimento Lagoas do Norte Pra Quem?.
No Residencial Jacinta Andrade a situação é semelhante. Os moradores denunciam que houve redução no número de ônibus em circulação, o que deve prejudicar principalmente os/as trabalhadores/as que precisam chegar cedo no trabalho.
“No jacinta a gente tinha muitas opções, agora ficou só um ônibus pra gente, o Monte Verde, que vai rodar mais e demora horrores pra chegar na parada final. Hoje eu passei foi uma hora e meia esperando esse ônibus no terminal, eu e mais duas meninas, morrendo de medo”, relata Marta Jeane, moradora no bairro.
Após protestos e reclamações dos moradores, a Strans voltou a atrás e apresentou outras mudanças. De acordo com o gerente de planejamento, Denilson Guerra, os usuários que residem no Residencial Jacinta Andrade, que utilizam a linha A134, terão um ponto de integração próximo ao 13º BPM. “Nós vamos estender a linha A131 (Santa Maria da Codipi) e A133 (Parque Brasil) para que os passageiros do Jacinta Andrade façam a integração intrazonas, ao lado do Batalhão de Polícia Militar para dar mais segurança. Como há muitos estudantes que precisam fazer esse deslocamento, fizemos esse ajuste”, declara o gestor.
Já os usuários dos bairros São Joaquim, Nova Brasília e os moradores da região da Santa Maria que desejarem ir para o Mocambinho poderão se deslocar fazendo o uso da integração dentro da zona, utilizando as linhas alimentadoras A131 e A133, fazendo integração com a linha 103, na praça do Itaperu.
Integração foi pensada para uma Teresina de 10 anos atrás
A promessa é de melhoria no transporte, entretanto, não é bem isso que a população tem observado na prática. O Inthegra constitui um sistema proposto em 2007 para 30 anos, entretanto, muitos conjuntos habitacionais novos surgiram ao longo dessa última década. “Expandiram a cidade sem nenhum planejamento, então não são apenas erros, foi má fé mesmo no planejamento”, afirma o Advogado Popular Emerson Samuel, que compõe a Auditoria Popular do Transporte.
O Sindicato dos Rodoviários acompanhou o primeiro de funcionamento nos dos terminais. Para o presidente Fernando Feijão, ou a prefeitura repensa o sistema, sobretudo no que diz respeito a quantidade de ônibus, ou a tendência que é que o caos se mantenha.
“Na rui barbosa, o descontrole foi geral. Falta de ônibus, falta de informações e o pior é o número reduzido de ônibus. Acreditamos que a situação vai ser pior, porque é muita gente pra pouco ônibus. Ou a Prefeitura acorda ou a população vai ser muito penalizada, mais do que já é”, afirma.
Manifestação popular cobrar mudanças
Na tarde hoje (03) uma manifestação popular foi realizada contra as mudanças de percursos e ausência de linhas de ônibus que ligavam bairros uns aos outros dentro da região da Santa Maria da Codipi, depois do início do Inthegra na zona norte.
Deixe um comentário