Press ESC to close

“Jenipapo – Vozes da Revolução”: espetáculo leva arte para as periferias de Teresina 

Um importante marco para a história do Piauí, a Batalha do Jenipapo, foi revisitado e transformado em uma Ópera rock. Colocando os alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos em destaque, “Jenipapo – Vozes da Revolução”, buscou incentivar os trabalhos da escola, o talento dos seus alunos e, de quebra, ainda levou arte de qualidade para as periferias de Teresina. 

A história se passa no contexto da Guerra de Independência do Brasil e lança um olhar contemporâneo sobre as cicatrizes deixadas por esse passado. Ao revisitar a história da Batalha do Jenipapo, o espetáculo questiona: será que o Brasil realmente mudou desde a invasão portuguesa? A peça faz uma conexão entre as lutas do passado e as do presente, propondo uma reflexão sobre os mesmos problemas que ainda afligem a sociedade brasileira e piauiense.

Apresentação no @teatroraimundopereira | Fotos: @inventandoopiaui

O espetáculo aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, e levou arte para as ruas da capital, Teresina. Com apresentações gratuitas em diversos bairros de Teresina, incluindo o Cine Teatro do CSU do Parque Piauí, o Liceu Piauiense e o Teatro Barítono Raimundo Pereira, em Santa Maria da Codipe. Além disso, serão realizadas apresentações em eventos da SEDUC e SECULT, bem como uma apresentação em praça pública, alcançando um público diverso e promovendo o acesso à cultura para todos.

De acordo com Nego Val, produtor do espetáculo, essa circulação é essencial para dar visibilidade ao trabalho feito pela escola e ao trabalho dos alunos. “Agora, vamos poder circular por todas as zonas de Teresina, proporcionando um espetáculo de qualidade para as escolas públicas. Esse projeto vai marcar um momento muito importante na história da Escola de Teatro Gomes Campos”, destaca o produtor.

Apresentação no @teatroraimundopereira | Fotos: @inventandoopiaui

A escola 

Fundada em 2007, a Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos é mantida pelo Governo do Estado e oferece cursos técnicos em teatro, dança e canto, com professores renomados e gratuitos. Com o compromisso de formar novos artistas e levar arte de qualidade à sociedade, a escola cumpre um papel fundamental na democratização da cultura no Piauí. O espetáculo “Jenipapo – Vozes da Revolução” é apenas um exemplo da importância da arte na formação dos alunos e no fortalecimento das práticas artísticas no estado.

Com apresentações que prometem emocionar e provocar reflexões sobre a realidade brasileira, “Jenipapo – Vozes da Revolução” vai muito além de um simples espetáculo de teatro. Ele é um convite para que todos, artistas e público, se unam em torno de uma transformação social que ainda está por vir. O Brasil pode até ter mudado desde a invasão portuguesa, mas as questões centrais da nossa história continuam sendo debatidas de maneira urgente, como será possível ver nas apresentações dessa grandiosa produção.

A Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos, fundada em 2007, mais uma vez se destaca no cenário cultural do Piauí com o lançamento do espetáculo musical “Jenipapo – Vozes da Revolução”

A Equipe Técnica

O espetáculo conta com uma equipe técnica experiente e renomada, que garante a qualidade artística e a profundidade da proposta. A direção e o texto ficam a cargo de Franklin Pires, ator e cineasta com mais de 40 espetáculos e três longas-metragens no currículo, sendo uma referência nas artes cênicas. A direção musical e arranjos são de Lucas Coimbra, músico, diretor musical e cantor, que dá à peça uma atmosfera sonora única, essencial para transmitir as emoções da história.

A direção de movimento é assinada por Samuel Alvís, um artista e produtor piauiense com uma carreira sólida na dança e mestrando em Dança na UFBA. A produção geral do espetáculo é responsabilidade de Nego Val “Artevista”, intérprete de Libras, coreógrafo, multiartista e diretor de cenas, que também contribui com assistência de direção em alguns momentos coreográficos.

O Elenco

O elenco é composto por talentosos alunos da própria Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos. Entre os atores, encontramos nomes como Ana Café, Ayo, Bai Bai, Cicero Laurindo, Dárcio Campos, Emanuel Pires e muitos outros, que, além de interpretar seus papéis com excelência, trazem consigo o aprendizado prático adquirido ao longo de sua formação na escola.

Para Nego Val, a experiência de trabalhar com o elenco de estudantes é extremamente significativa. “O espetáculo vem com um elenco muito especial, que é formado pelos próprios alunos da escola. A direção de Franklin Pires, que é uma referência nas artes cênicas, traz um nível de profissionalismo que é algo único para a formação deles. É um processo importante para a escola se expor e mostrar o talento de seus alunos de forma tão potente”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo