De acordo com a REAPI – Rede de Ambientalistas do Piauí, nesta sexta-feira, 04, aproximadamente 70% do território piauiense será leiloado pela Agência Nacional de Petróleo – ANP, para exploração de petróleo e gás metano. Os Blocos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba que serão leiloados se estende até o Maranhão (veja no mapa) e abrigam milhares de pessoas que serão profundamente impactadas assim como o meio ambiente com atividade.
O maior perigo é a contaminação da água e do solo, vez que está previsto a exploração de poços classificados como rasos, apesar do método de extração conhecido como fracking ser considerado inseguro o que possibilita o aumentando a contaminação dos lenções freáticos e das águas superficiais que estão nos rios, lagoas, igarapés.
Foram habilitadas para disputar a exploração dos Blocos da Bacia 67 mineradoras. Ainda no leilão de amanhã a ANP pretende vender mais de 100 campos localizados em várias regiões do país, inclusive em territórios indígenas na Floresta Amazônica.
A Rede Ambiental do Piauí-REAPI se soma a luta das entidades que combatem o uso de combustíveis fósseis no Brasil como o Observatório do Petróleo e Gás, a Observatório do Carvão Mineral, a Colisão Não-Freaking Brasil – COESUS e Instituto Arayara para evitar a realização do leilão e a exploração de combustíveis fóssil altamente poluidor, que contribuem para aumento das mudanças climáticas e contaminação dos recursos hídricos.
Veja no mapa as áreas ameaçadas! http://rodadas.anp.gov.br/…/Mapas…/mapa-geral-oferta.pdf
FONTE: REAPI – Rede de Ambientalista do Piauí
Deixe um comentário