Hoje (17/10) é dia de luta e resistência contra os oligopólios e monopólios de mídia, contra a propriedade cruzada, pela transparência nas concessões de outorgas de rádio e TV, pela participação social nas políticas públicas de comunicação, pelas políticas de incentivo à comunicação popular/alternativa/comunitária e por pluralidade, diversidade e democracia no sistema midiático e de telecomunicações. Hoje é Dia Nacional Pela Democratização da Comunicação – DEMOCOM.
No ano de 2003, coletivos de estudantes e profissionais da comunicação, se articularam em torno da pauta pela Democratização da Comunicação com o objetivo de espraiar o debate em nível nacional. Assim, surgiu a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, um marco histórico importante para o fortalecimento da data no calendário de lutas sociais do Brasil.
Nessa data histórica e com grande relevância da pauta do direito à comunicação, o Ocorre Diário lança duas iniciativas:
a primeira é a uma Carta Compromisso Pelo Direito à Comunicação em Teresina, que será enviado aos candidatos/as que estão na disputa pela Prefeitura da cidade. Na carta, reforçamos nosso compromisso com uma comunicação plural e emancipatória, ao mesmo tempo que apresentamos proposta para a construção de uma política de comunicação como direito humano.
A segunda iniciativa busca articular uma Semana pela Democratização da Comunicação no Piauí, articulando ações virtuais para debater a temática, compreendendo o contexto atual de pandemia e todas as implicações que ele traz para a pauta.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Desde 2002, quando a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação – ENECOS, em seminário realizado em Belém, aprovou a retomada do tema da democratização em nível nacional, depois de anos de predominância de outras pautas.A mobilização em outubro começou em uma articulação da Enecos, o Centro de Mídia Independente e o Intervozes. A primeira semana nacional de DEMOCOM aconteceu em 2003, em São Paulo com a exibição do filme “Muito Além do Cidadão Kane”, na Avenida Paulista.
Quanto à escolha do dia 17, é relacionado ao Media Democracy Day , dia mundial pela democratização da mídia. Esse dia existe desde 2001, e tem a ver com o lançamento da BBC, que era vista como modelo de emissora pública plural. Apesar de o dia mundial ser dia 18, por uma desatenção, no Brasil adotou-se 17.
Sete anos depois, o “Ocorre Diário”, que integra no seu corpo ex-militantes da ENECOS, busca retomar a tradição da luta pela democratização da comunicação em outubro.
CONFIRA AQUI A CARTA COMPROMISSO PELO DIREITO À COMUNICAÇÃO
Deixe um comentário