Press ESC to close

O Evento Rodas e Comunidades Tradicionais será realizado na UFPI

O evento Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais acontecerá nos dias 29 e 30 de Novembro de 2018, no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí A finalidade do evento é proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento tradicional e o científico.

Quebradeiras de Coco/Foto : reprodução

 

Participarão desta atividade as quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas, Povos do Cerrado, Povos de Terreiro, oleiros, ribeirinhos, Profetas da Chuva, brejeiros, Tambor de Criola e capoeira. Esse encontro de identidades diferentes que vivem no estado do Piauí contribui para não deixar esquecer a origem, hábitos e costumes de cada etnia.

Prof. Dra. Carmen Lúcia / Foto: Reprodução

Prof. Dra. Carmen Lúcia Silva Lima do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI  e coordenadora do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia reflete  que o evento ” é um momento importante de diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico. Representa o reconhecimento e a valorização de saberes diversos e eficazes para a preservação da natureza e da vida dos seres humanos”

O evento será realizado pelo Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI, em parceria com o Movimento Interestadual das Quebradeira de Coco Babaçu – MIQCB. Tem como objetivos: promover o diálogo entre os artífices do conhecimento tradicional e científico; favorecer o desenvolvimento da ciência por meio da vivência com os povos e comunidades tradicionais; contribuir para o reconhecimento dos saberes tradicionais e o respeito aos seus detentores, promovendo a erradicação de todas as formas de preconceito, discriminação e intolerância e ajudar na criação e aprimoramento das ações e politicas públicas que promovam o reconhecimento e a inclusão das populações tradicionais.

A programação é constituída de conferência, rodas de conversa, grupos de discussões e momento de vivência. Haverá, ainda, uma feira com produtos confeccionados pelos povos e comunidades tradicionais.

Programação/Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo