Press ESC to close

OcorreDiário lança Círculo de Saberes – Pensar-Agir na sociedade: 1º Minicurso trata de ações coletivas e cosmovisões ancestrais

Nada nos deixa mais felizes do que estar em coletivo! Mas como estar junt@s sem poder estar perto? Como nos prepararmos para enfrentar os desafios desse momento histórico sem estar nas nossas rodas? Pensando nisso que o OcorreDiário, Plataforma de Comunicação Colaborativa e Popular, está articulando o Círculo de Saberes – Pensar-Agir na Sociedade! O objetivo é realizar minicursos para formação política e comunitária. Nosso primeiro minicurso tem como tema “Ações Coletivas e Relações de Poder – Reflexões nas Cosmovisões do Ubuntu, Ukama e Bem Viver!”. Esse primeiro círculo será ministrado pela professora Maria Sueli Rodrigues e acontecerá nos dias 12, 14, 19 e 21 de maio (terças e quintas-feiras). 

Maria Sueli Rodrigues tem um longo histórico de mobilização social, atuando nas pautas socioambientais junto às comunidades do campo e quilombolas. Além disso, ela é professora do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mas sem dúvida, sua maior credencial é estar alinhada às classes populares. Ela compõe espaços como o Coletivo Antônia Flor (Coletivo de Advogados populares), o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania (DiHuci), a Frente de Mulheres Contra o Feminicídio entre outros. 

Ficou interessando sobre o que é Bem Viver, Ubuntu e Ukama, não foi? Essas reflexões que Sueli vem fazendo giram em torno das cosmovisões/filosofias que foram duramente atacadas pelo colonizador e usurpadas dos povos invadidos. Por isso, é comum que a gente não escute falar sobre elas. As universidades, escolas e outras instituições, comumente, invisibilizam os saberes ancestrais e põem no lugar os saberes ocidentais, como se fossem a ciência universal. A única possível. Será? 

Pois bem, o minicurso tem como objetivo refletir sobre as ações coletivas e a importância de retomarmos esses saberes ancestrais para nos guiar para outro tempo histórico. O Bem Viver é uma cosmovisão/Filosofia dos povos indígenas da Nossa América Latina e nos ensina a nos conectarmos com a nossa Mãe Terra! E sermos junto dela! Ubuntu e Ukama são cosmovisões/Filosofias de mundo nascidas junto aos povos Africanos e nos dizem muito sobre coletividade, pois compreendem que “a minha existência está conectada a do outro”! 

Os minicursos terão como base a educação popular e terá como metodologia aulas expositivas e dialogadas. Além disso, você vai contar com pessoas dos movimentos sociais que terão participações especiais como debatedores dos temas. Essa será uma forma de nos aproximarmos das lutas diárias dos nossos povos. 

O Círculo de Saberes – Pensar-Agir na sociedade é um projeto experimental e se inaugura no formato ensino à distância por conta das limitações do momento (devido ao isolamento social provocado pelo Coronavírus), mas tão logo superemos a necessidade do distanciamento, pretendemos também estar trocando saberes de forma presencial. Cremos, porém, que este momento, necessário, será pleno de afetos. Deste modo, nossos encontros serão ao vivo em sala de aula on-line.

O curso não tem fins lucrativos, mas, para você que confia no trabalho do OcorreDiário e acredita na força da comunicação popular e quer contribuir com a manutenção desta mídia alternativa, nós pedimos uma contribuição solidária e consciente. Não pode ajudar financeiramente? Não tem problema, Nosso objetivo é estarmos junt@s e planejarmos novos presentes, portanto, seja presença junto conosco. 

Logo mais lançaremos a grade de programação completa, bem como os nomes dos debatedores das rodas. Fica ligad@ nas informações! 

Você pode se inscrever aqui

Confira o Plano de Curso aqui

Contas para colaboração (solicitamos que o comprovante de depósito seja enviado para o e-mail ocorrediário@gmail.com):

🏦 Caixa Econômica

AGÊNCIA: 2004
OP.: 013
CP.: 44093-0
LUAN MATHEUS DOS SANTOS SANTANA

Bando do Brasil

Agência: 1640-3

Conta Poupança: 47094-5

Variação: 51

Texto: Sarah Fontenelle Santos

Edição: Isabel Jardim

Imagens/Artes: Luan Matheus Santana

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo