Press ESC to close

#PintandoNossaLuta colore paredes de resistência no bairro Mafrense

A resistência de jovens moradores do bairro Mafrense coloriu muros e pintou caminhos de esperança. A nova edição da intervenção #PintandoNossaLuta ocorreu na manhã desse sábado (28). 

Como sempre as crianças com sua incansável alegria de fazer, puxaram o bonde e mais uma vez coloriram as paredes das casas às margens da lagoa Piçarreira, na Zona Norte de Teresina.  

A ação conta com o apoio do Centro de Defesa Ferreira de Sousa e artistas apoiadores no projeto #PintandoNossaLuta que demarca com arte a resistência de moradores por sua permanência diante do Programa Lagoas do Norte, que ameaça desalojar novas famílias na região.

Moradora e ativista do Centro de Referência, a professora Isabel Jardim, conta a motivação de agitar pela arte.

__ Por alguns motivos pensamos nessa área por perceber que ela está vulnerável tanto fisicamente como psicologicamente, por conta das ameaças e ataques que vem sofrendo há muito tempo com a implementação do programa da Prefeitura Municipal de Teresina e, mais recentemente, na efetiva retirada de muitas casas da vizinhança. Medo de haver separação entre as famílias, amigas/os, vizinhas/os,…; dúvidas de quais são os planos reais da prefeitura (q muda a cada boato) e sobre a incerteza diante do futuro são algumas das queixas da comunidade

A moradora Dona Maria ajudou com a infraestrutura da intervenção e a vizinha Maria do Amparo cedeu a parede de casa para que a meninada marcasse com sua arte. O final foi lindo de ver.

__ Corremos atrás de um muro para botarmos mãos na massa, ou melhor, nas tintas e mais uma vez a incansável alegria de aprender, brincar e fazer das crianças, junto a sensibilidade e força revolucionária da artevista Lu Rebordosa entre outras apoiadoras maravilhosas possibilitou incríveis momentos e uma experiência que vai continuar encantando diversos passantes. 

Outras/os moradoras/as já se mostraram interessadas/os em repetir a dose e alastrar as cores da arte pelas ruas da comunidade.

__ Ao final, além de uma linda parede na nossa comunidade, criamos um novo momento para discutirmos nossas angústias e ações diante desse projeto.

A arte é assinada pela meninada Ítalo, Wesley, Daniel, Pedro, Renan, Tauan, Gabriel, Vinícius, Natanael, Moisés, Maria Clara, Ana Paula, Eduardo e Erica.

Acompanhe as redes sociais do Ocorre Diário e fique por dentro do #PintandoNossaLuta.

Texto: Isabel Jardim e Valmir Macêdo
#PintandoNossaLuta no Mafrense ed.2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo