O Quilombo do Mimbó e a Ballroom Piauí estão unindo potências e vão realizar a Quilomball Mimbó Odara no dia 16 de julho (sábado) dentro da programação “Ocupação Cultaral Odiodara” via SIEC-PI. A primeira ball do quilombo acontecerá no Clube da Beleza Negra a partir das 19:00 com a presença de referências da cena ballroom norte e nordeste (none): Fênix Zion (Alagoas) e Eva Bessa Valentino (Ceará) junto com as representantes piauienses Ayra Dias, Pai Peste Negra de Munique e muitas outras integrantes da Ballroom Piauí. Idelzuita Paixão será a mestra de cultura popular homenageada e anfitriã deste evento na comunidade.
Oficinas e giras de conversa antecedem a ball nos dias 14 e 15 de julho (quinta e sexta nos turnos da taarde e da noite) voltadas para comunidade quilombola. O tema é a Cultura Ballroom: celebração e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+ Preta em conexão com as ancestrais quilombolas. As vagas são limitadas e cada participante receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$50,00. As inscrições serão feitas com os mobilizadores do evento na comunidade: Marta Paixão, Roudrigo Paixão e Ramon Paixão.
Para o dia 14 de julho – quinta – estão programadas a gira de conversa e exibição do documentário Kiki (legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon. No dia 15 de julho (sexta) acontecerão oficinas de Vogue Femme (05 elementos), runway (desfile de moda) e Vogue (dramático). No sábado (16/07) terão apresentações de Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Dimas Bezerra, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Dj Samdra Dee e outras atrações.
Estas ações integram a programação da “Ocupação Cultural OdiOdara” financiada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí (SIEC-PI) e realizada pela Associação de Moradores da Comunidade Cajueiro (AMCC) em parceria com A Casarão Cultural em Amarante. O projeto propõe articular a resistência e diversidade da comunidade LGBTQIA+ piauiense com as lutas e ancestralidades da cultura popular amarantina e suas comunidades tradicionais.
Coordenador da Casarão Cultural e professor de dança no quilombo e emcomunidades amarantinas, Nêgo Val Valdemar afirma que este é um momento histórico de celebrar lutas que merecem ser reverenciadas juntas. “O evento representa uma ruptura num sistema lfbtfóbico, machista e racista. Estamos construindo um novo olhar e discurso a partir desta vivência nesta residência artística com muitas trocas que nos levem a sair deste estágio de preconceito e discriminação e entre numa nova era de respeito, acolhimento e afeto. A Quilomball Mimbó Odara será um marco para cultura LGBTQIA+ no Piauí”, ressalta Val.
Esta ball valoriza o território quilombola e sua cultura de terreiro, por isso é inspirada nos orixás e suas cores. As categorias serão:
-Face (categoria exclusiva para rosto retinto) inspirada em Oxum e Xangô e cores amarelo e vermelho;
-Afro Hairstyle (aberto para todes) a inspiração é Yemanjá e a cor é azul claro;
-Runway(aberto para todes) – inspirada em Yansã e Oxóssi e nas cores vermelho ou azul turques;
-Best Look (aberto para todes) inspirada em Oxumarê e nas cores do arco-íris;
-Posing (aberto para todes) inspiração em Ogum e Exu com cores azul escuro e preto;
-Baby Vogue (para iniciantes do vogue) inspiração nos Erês e cores azul e rosa e
-Vogue Performance (old, new, femme) inspirada em Oxalá e Nanã nas cores branco ou roxa
Ao longo do ano ocorrerão várias de atividades culturais programadas pela Casarão Cultural (instagram: @casaraocultural), que possui Galeria de Artes, Studio de Dança, biblioteca, hostel e sala de estudos. O projeto “Ocupação OdiOdara” tem conectado a cultura popular e a cena LGBTQIA+ por meio de referências da cultura popular amarantina representada pelas mestras Nêga Ana, Sibita e Idelzuita Paixão que orientam a produção artística e cultural do projeto. Os resultados das ações formativas estão sendo compartilhados na lojinha de souvenirs e produtora de eventos da Casarão Cultural da Rua das Flores, na AMCC e no Museu das Letras do Piauí.
QUILOMBALL MIMBÓ ODARA /Serviço:
– Objetivo: reunir o Quilombo Mimbó que reexiste desde 1819 e a comunidade negra, periférica e LGBTQIAPN+ da Ballroom na cena nordestina, afim de que essas pessoas se conectem e recriem novos espaços de apoio, resistência e cura pelo viés da cultura dos bailes, levando em consideração que inevitavelmente será um movimento de compartilhamos mútuos.
_____________________________
14/07
-17:00 – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Kiki (Legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon
-19:00 – GIRA DE CONVERSA: A Comunidade Ballroom nordestina e o Quilombo Mimbó: ancestralidades, negritudes, periferias, dissidências de gênero e sexuais e HIV/Aids com: Fênix Zion, Ayra Dias e Solimar Lima. Mediação: Nego Val
____
15/07
– 15:00 – OFICINA da categoria VOGUE FEMME (5 elementos) com Pai Peste Nêga da Casa Di Monique (PI)
– 17:00 -OFICINA da categoria RUNWAY (desfile de moda) com Pioneer Fênix Negra 007 (AL)
-19:00 – OFICINA da categoria VOGUE FEMME (dramático) com Princess Eva Bessa da House of Valentino (CE)
________________________
16/07 – 19:00 – Local: Clube da Beleza Negra/ QUILOMBALL MIMBÓ ODARA
-Dress Code: cores das indumentárias dos Orixás
-Roll Call: Entrada de pessoas influentes na cena Ballroom do Piauí e Quilombo Mimbó
-Jurades: Pioneer Fênix Negra 007 (AL), Princess Eva Bessa Valentino (CE), Pai Peste Nêga Di Monique
-Chanter/commentator: A Kay Di Monique
-Designer: La Ursa 007
-Apresentações: Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Dimas Bezerra, Dj Samdra Dee, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão e outras atrações.
Comments (1)
Quilombo Mimbó realiza primeira Ball na comunidade – RNCDsays:
10 de julho de 2024 at 4:29 PM[…] Publicado originalmente em Ocorre Diário. Para acessar, clique aqui. […]