A reportagem “Talento que cruza a fronteira” conquistou o primeiro lugar na categoria TEXTO e o segundo lugar na categoria FOTO.
Na manhã desta terça-feira (10), foi realizada a premiação da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A jornalista Vitória Pilar conquistou o primeiro lugar na categoria TEXTO e o segundo lugar na categoria FOTOJORNALISMO, com a reportagem “Talento que cruza a fronteira“, publicada no Ocorre Diário em . A matéria destaca os saberes ancestrais e como o artesanato Warao gera renda, muda a perspectiva das comunidades migrantes e impulsiona a economia criativa no Piauí.
Pilar entrevistou Yamili Mendonza, uma indígena que, assim como sua mãe, avó e bisavó, aprendeu a manusear com habilidade os materiais que dão vida à técnica chamada Nasi, transmitida há séculos pela sua comunidade, que vive nas regiões ribeirinhas da Venezuela.
Considerado o “home office” mais antigo do mundo, o artesanato representa 3% do PIB brasileiro. Protagonizado pelas mulheres, o trabalho das indígenas Warao ainda enfrenta muitos desafios. Parte deles foram mostrados na reportagem, que também explica como essa prática ancestral da etnia Warao (povo indígena do nordeste da Venezuela) transitou por gerações, atravessou rios e florestas até chegar ao Brasil, mostrando como é possível também mover a economia a partir dos saberes indígenas e ancestrais.
Sobre a premiação, Vitória destaca a importância de temas como a crise migratória serem debatidos no Brasil e, especialmente, ganharem visibilidade em competições. “É essencial que o Brasil participe ativamente dessas discussões, promovendo reflexões e ações que possam transformar realidades. Essa conquista é um passo importante para darmos a devida atenção a esses desafios globais”, afirma a jornalista.
A premiação é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado do Piauí (SEBRAE) e faz parte do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reconhece matérias que melhor abordem o tema dos pequenos negócios, considerando os diversos aspectos relacionados ao empreendedorismo no Brasil. Agora, a reportagem segue concorrendo na etapa regional, disputando com outras reportagens do nordeste.
Deixe um comentário