Nesta quinta-feira, 11/09, um incêndio causado por um curto-circuito destruiu completamente um quarto no térreo da Residência Estudantil Universitária (REU) da Universidade Federal do Piauí em Floriano, sul do Piauí.
Nenhuma pessoa foi ferida, mas o incêndio comprometeu todos os pertences dos moradores do quarto afetado, obrigando os estudantes à evacuarem o local devido à fumaça.
Esse não foi um caso isolado: um incidente semelhante já havia ocorrido há dois anos, também por conta de problemas na instalação elétrica. Ambos casos ocorreram em período de movimentação no campus, caso ocorresse a noite o final poderia ser mais trágico.
De acordo com o Coletivo Maria Carolina de Jesus, de Floriano, a maioria dos estudantes da REU/CAFS encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica e depende desse espaço para garantir suas condições de estudo.
Diante disso, o Coletivo está reivindicando a realização de uma vistoria completa na infraestrutura da REU, com identificação e reparo de todas as irregularidades, priorizando a segurança elétrica; além da disponibilização de recursos para a reposição dos bens perdidos no incêndio e o suporte necessário para a realocação temporária dos estudantes que ainda não possuem moradia e, por fim, a elaboração de um plano de manutenção preventiva para garantir a conservação da REU a longo prazo.
Deixe um comentário