Press ESC to close

Seja a mídia: OcorreDiário lança minicurso de Comunicação Popular e reúne comunicadores do CE, SE, PI e MA

Já parou para pensar que boa parte dos conteúdos que a gente consome nos meios de comunicação são feitos por grandes empresas de comunicação? E você já pensou que são essas grandes empresas que ditam nossos modos de vestir, comer, viver, relacionar? Se já parou para pensar nisso, você como a gente, já ficou arretado com a mídia. É por isso, que nós da Plataforma de Comunicação Popular e colaborativa OcorreDiário, estamos te convidando para o curso “Seja a mídia: Comunicação Popular e empoderamento digital”. 

Vamos nos encontrar online entre os dias 13/07 e 29/07, no horário: de 19h às 21h pelo Google Meet. Nossos encontros serão nas segundas e quartas. Esse curso faz parte do nosso Projeto Círculo de Saberes: Pensar/Agir em Sociedade e comunidade, uma realização do OcorreDiário com apoio do Coraje – Corpo de Assessoria Jurídica Estudantil. Além disso, contamos com muitos parceiros e parceiras que tem colado nessa ideia, como os pedagogos Wilton Lopes e Lucineide Barros e a milituda dos Direitos Humanos, Sueli Rodrigues, que já deu um curso babado pra gente. 

Nossa carga horária é de 16h para discutirmos as possibilidades da comunicação popular diante dos desafios da era digital que chega “dicumforça” nas nossas mentes e corações. Historicamente o Brasil é marcado por ameaças ao direito de se comunicar e nesta conjuntura atual em que as elites dominantes controlam as nossas condições de pensar e agir na realidade, torna-se ainda mais importante garantirmos nosso direito à palavra. É preciso estarmos atentos e preparados a construir estratégias com um monte de gente linda que está disposta a fazer uma comunicação cada vez mais popular, capaz de acolher e disseminar a pluralidade de demandas sociais que necessitam se fortalecer.

Nós consideramos a comunicação como direito humano, no entanto, o Brasil possui uma estrutura de concentração de poder na produção e circulação da comunicação midiática. Mesmo hoje com a internet, ainda são os grandes grupos de TV, Rádio, Portais, Revistas, Editoras de livros que ditam o que devemos pensar e como devemos agir. É por isso, que iniciativas como o Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Revista Fórum, Mídia Índia, OcorreDiário, Malanhamadas, Fala Dirceu… que pautam uma comunicação alternativa (ao sistema capitalista) e emancipadora, são importantes para criar os espaços de dizer a nossa palavra. Somos um país imenso, mas poucos vozes falam em nosso nome. Estamos aqui pra desestabilizar esse poder e garantir o direito de dizer a nossa palavra. 

Para deixar este caminho mais fluído, distribuímos o curso em 06 Módulos. Dá uma sacada em quem vai ministrar os módulos e nas temáticas:

Módulo 1 – Democratização da Comunicação e empoderamento digital – 13/07

Facilitadora: Helena Martins – Professora da UECE e militante do Coletivo Intervozes, pelo direito à comunicação. 

Módulo 2 – O que é comunicação popular? – Agitação, propaganda e mobilização; organização e autonomia – 15/07

Facilitador: Vinícius Oliveira (SE) – Militante do movimento Tudo Para Todos/Sergipe 

Módulo 3 – Estratégias de uso e engajamento nas redes sociais – 20/07

Facilitador: Erisvan Guajajara (MA) – Indígena co-idealizador do Mídia Índia 

Módulo 4 – Comunicação, imagem e ferramentas digitais: dispositivos móveis para produção de conteúdos digitais – 22/07

Facilitador: Luan Matheus Santana e Maria Luisa Mendes (PI) | Jornalistas do OcorreDiário 

Módulo 5 – Jornalismo Mágico na América Latina: porque a nossa experiência é mística, real e de resistência – 27/07

Facilitadoras: Sarah F. Santos e Isabel Jardim (PI) – Comunicadoras do OcorreDiário 

Módulo 6 – Podcast: Ecoe sua voz – 29/07

Facilitadoras: Malamanhadas –  Jhoária Carneiro, Letícia Lima, Aldenora Cavalcante e Ananda Omati (PI) 

Quer saber mais sobre o curso? Clica aqui e acesse o nosso Plano de curso com as ementas detalhadas de cada módulo. 

E aí ficou interessad@?! Então clica aqui pra fazer sua inscrição e te avia que as vagas são limitadas. 

Ah já ia esquecendo! O curso não tem fins lucrativos, mas, para você que confia no trabalho do OcorreDiário e acredita na força da comunicação popular e quer contribuir com a manutenção desta mídia alternativa, nós pedimos uma contribuição solidária e consciente. Não pode ajudar financeiramente? Não tem problema, nosso objetivo é estarmos junt@s e planejarmos novos presentes, portanto, seja presença junto conosco. 

Contas para colaboração (solicitamos que o comprovante de depósito seja enviado para o e-mail ocorrediário@gmail.com):

Agência: 0001 

Conta: 5072982-0 

Nome: Luan Matheus dos Santos Santana 

CPF: 04737812390 

Nubank 

Comments (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo