Acontece nesta sexta-feira, 1° de novembro, o Show da Resistência, abrindo o mês da consciência negra. O evento tem como objetivo levantar as questões sobre as violações de direito à cidade para a construção do Programa Lagoas do Norte, que ao longo de uma década vem desalojando famílias, reconfigurando espaços e isolando a população nativa da Zona da Norte da capital teresinense.
O evento está diverso e recheado de uma pluralidade musical e artística. Vai ter as manas e os manos do Rap mandando a letra com Raporelas e Reação do Gueto. Para quem gosta do estilo quente, efervescente e nordestinamente vai rolar o som do Severo, Valor de PI e Caju Pinga Fogo, afirmando e reafirmando o som autoral e potente. Para a nação regueira, a forte voz de James Brito vai fazer presença neste palco. A cadência de Esther Lima também trará a força da resistência para esse show imperdível.
Mas não vai ter só música. Para quem gosta de curtir e apreciar uma boa performance de dança, vai se deliciar com a dança afro do Grupo Cultural Afoxá. E a marca indiscutível do Bumba meu boi, é claro que não poderia faltar, afinal de contas a Zona Norte de Teresina é berço da capital e é também um baú cultural que deve ser respeitado e não desapropriado. O Bumba meu Boi , Touro da Ilha vai representar neste palco de resistências. E ainda vai ter Tambor de Crioula Mangacrioula para energizar essa roda.
Vai ter muita arte e resistência, arte de resistência, para perguntar bem alto “Lagoas do Norte pra quem?”. No evento, os moradores da região das lagoas vão participar dando seu depoimento e afirmando para a população as suas lutas contra a remoção, a desapropriação de suas casas. A população tem lutado também contra a demolição de suas casas, a expropriação de suas vidas, sua arte e sua cultura por parte deste programa que se diz de urbanização.
O Show da resistência é uma iniciativa do Centro de Defesa Ferreira de Sousa, aliado a diversos artistas e movimentos sociais para barrar violações e defender a vida.
Texto: Sarah Fontenelle Santos
Arte: Lud Nascy e Luan Matheus
Edição de texto: Carmen Kemoly
Deixe um comentário