Press ESC to close

Sindicatos e Movimentos Sociais convocam ‘Jornada de Lutas pelo Fora Bolsonaro’; veja programação de Teresina

Amanhã, dia 10 de julho, é um dia importante de luta em defesa da vida, da democracia e contra os retrocessos promovidos pelo Governo de Jair Bolsonaro. Centrais sindicais, movimentos sociais e várias organizações da sociedade civil, preocupados com agravamento da pandemia e o perigo representado por Bolsonaro no poder nesse contexto, convocam toda a sociedade para Jornada de Lutas pelo Fora Bolsonaro, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho.

Aqui em Teresina, trabalhadores e trabalhadoras devem se reunir na Praça da Liberdade, próximo ao IFPI, a partir das 6h da manhã, para confecção de faixas e pintura de cruzes brancas e Fora Bolsonaro Mourão ao longo da Av. Frei Serafim, simbolizando as vítimas da Covid-19.  Em seguida, será realizado uma carreata com uso de carro de som para dialogar com a população e entregar máscaras e álcool em gel à moradores da periferia de Teresina. 

O professor Antônio Dias, aguerrido lutador em defesa da UESPI e da classe trabalhadora, não tem dúvidas que é preciso dizer não ao Governo Mourão e Bolsonaro e convida a classe trabalhadora a fazer o mesmo. “Diga não ao governo Mourão e Bolsonaro. Esse governo genocida,que ataca o seu direito trabalhador e trabalhadora, esse governo que despreza educação, despreza saúde pública. Esse governo que, na verdade, não tem apreço pela democracia e defende a ditadura”, afirma.

A epidemia do coronavírus se agrava a cada dia no Brasil. São quase 2 milhão de infectados e 70 mil mortes, sem contar as subnotificações. O Brasil deveria estar em quarentena para salvar vidas. Esta situação calamitosa somente reforça a necessidade da defesa do isolamento social como principal medida neste momento.

Diante de tal situação, sem uma política coerente do governo Bolsonaro e também de governos estaduais e municipais, além do alto índice de contaminação no país que pode piorar, temos o aprofundamento da crise econômica. A previsão de queda do PIB de até 10% e o aumento do desemprego podem levar mais de 5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras a se juntarem aos atuais 12 milhões que já convivem com esse sofrimento.

Ao contrário de buscar soluções, o governo Bolsonaro aplicou medidas que permitiram o rompimento de contratos de trabalho, redução de direitos, demissões, sem que sequer tenha garantido uma renda digna para que todos possam enfrentar a pandemia. Muitos vivem diante da escolha entre morrer de Covid-19 ou de fome. Bolsonaro, Mourão e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estão preocupados em agradar banqueiros e grandes empresários.

 As medidas agressivas contra a classe trabalhadora e os mais pobres e o descaso com as vidas, assistimos também as tentativas de militarização do país. “Estamos sob um governo genocida! Mas a indignação do povo aumenta e entidades, movimentos, organizações da sociedade civil e partidos políticos decidiram lançar uma ampla campanha nacional: a jornada pelo “Fora Bolsonaro; Impeachment já”, que aponta um dia nacional de lutas para o próximo dia 10, uma plenária popular no dia 11 e indica o apoio às manifestações de rua previstas para o dia 12 de julho”, afirma nota da CSP-Conlutas.

PROGRAMAÇÃO

🚩 DIA 10 DE JULHO 

6h: Ato + Carreata 

11h: Twittaço;

20h: Panelaço;

🚩DIA 11 DE JULHO

15: Participaremos da “Plenária Nacional Popular do Fora Bolsonaro e Mourão”, ao vivo.

🚩 DIA 12 DE JULHO

Apoio aos Atos pelo “Fora Bolsonaro e Mourão”, que acontecerão em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo