A Adcesp, Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (seção do Andes Sindicato Nacional na Uespi), vem por meio desta nota manifestar total solidariedade ao professor Harlon Homem de Lacerda, lotado no Campus Possidônio Queiroz, em Oeiras, no sentido de reconhecer que as motivações pelas quais o docente decidiu fazer greve de fome são legítimas.
Trata-se de uma medida extrema, tomada individualmente, mas que reflete a situação de desespero que acomete parte da comunidade uespiana, diante do descaso do governo Wellington Dias/PT, em face da difícil realidade vivenciada pela Uespi. A Adcesp considera que o governo do Estado do Piauí, tendo em vista sua omissão na resolução dos problemas que motivaram a greve de fome, tem responsabilidade pelos eventuais danos à saúde do professor Harlon.
A Adcesp destaca que tem empreendido esforços (através dos debates em Assembleias da categoria, realização de mobilizações e aulas públicas, busca de negociações com agentes do governo etc.), tendo em vista conseguir respostas/soluções para os problemas que levaram o professor a grevar, e aposta na construção coletiva da luta para mudarmos o grave quadro da Universidade.
Contudo, a Adcesp enfatiza que o mais importante é a preservação da integridade física do professor Harlon. Por isso, a Adcesp exige que as autoridades de saúde do município de Oeiras prestem total assistência em relação à saúde do professor. Queremos que o professor seja preservado e esteja em boas condições para continuar construindo a luta conjunta em defesa da Uespi.
Texto: ADCESP
Comments (1)
MARIA CRISTINA NASCIMENTO DE OLIVEIRAsays:
19 de abril de 2020 at 9:56 PMPreciso falar com ele urgentemente. Fui aluna dele. Excelente professor de literatura.