Press ESC to close

Transposição de açude causa revolta em Nossa Senhora de Nazaré, norte do Piauí

A transposição das águas do Açude Central do Município de Nossa Senhora de Nazaré, distante 114 km da Capital Teresina, para o Rio Longá, localizado a dois quilômetros dali,  vem causando revolta em parte da população da cidade que está acompanhando, com receio, a destruição da paisagem local ocasionada pela obras e interveções para viabilizar o desviou da água. Em vídeo publicado nas redes sociais, o Prefeito da cidade, José Henrique de Oliveira Alves (Zé Henrique), explica o projeto. Vejam o que diz o prefeito:

Essa denuncia foi encaminhada à REAPI – Rede Ambiental do Piauí, por moradores que pediram anonimato. Eles enviaram vídeos que evidenciam os crimes ambientais, como desmatamento de mata virgem.

A denuncia também foi encaminhada ao Ministério Público, através da Terceira Promotoria no município de Campo Maior. No documento, relatam que os responsáveis pela obra não apresentaram nenhum documento conforme  exigência da legislação, uma vez que se tratar de um empreendimento que causa graves danos ao meio ambiente.

A denúncia alega ainda que a transposição já vem acontecendo sem apresentação dos estudos de viabilidade técnica, das licenças ambientais, da prévia de instalação e de operação, além da ausência de plano de compensação ambiental e autorização para corte de estradas. Ou seja, falta um Relatório e Estudo de Impactos Ambiental-EIA/Rima que, segundo os denunciantes, não existe.

Os moradores solicitaram ao Ministério Público a realização de uma Audiência Pública para tratar dessa transposição, uma vez que faltam muitas respostas para que a população compreenda como vai ficar a drenagem a partir da obra, como resolverão os problemas sociais que serão gerados com os pescadores e ribeirinhos que utilizam a água do açude para sobrevivência.

A reportagem tentou contato com Prefeito, mas não fomos respondido. Também não localizamos o projeto arquitetônico da obra, no site da prefeitura.

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo