Cerca de 400 moradores do Povoado Santa Luz, região conhecida como Centro da Maroca na zona rural de Teresina, estão há quase uma semana sem água nas torneiras e sem energia elétrica. O drama das famílias iniciou depois que o transformador que leva energia para as casas queimou, danificando também parte da fiação. Sem luz, a bomba que distribui água na comunidade não pode funcionar. Resultado é que o problema está interrompendo tanto o fornecimento de energia como o fornecimento de água.
Os moradores afirmam que já informaram à Equatorial sobre o problema, mas até o momento nada foi feito. Para ter acesso a água, eles estão tendo que comprar ou reservar água da chuva.
“A única água que temos agora é a água da chuva. Está tudo seco. A gente liga direto para a Equatorial, que não resolve nada. Sem água ninguém vive, não tem água pra beber, cozinhar, pra banhar as crianças pra ir pra escola. Peço que nos ajudem, porque não é possível ter que comprar água para beber. A gente já ganha pouco”, desabafa Dona Iolene, representante da Associação de Moradores da comunidade.
Elielda da Costa é moradora do Povoado e conta que o problema aconteceu em frente a casa dela. Mesmo ligando constantemente para a Equatorial e com todas as faturas pagas, ela não entende porque o problema está demorando tanto tempo para ser resolvido. “Meu último talão está aí, tudo em dias. Meus vizinhos também pagam em dias. Não é justo que eles façam isso com a gente, não ́é justo”, reclama.
Em nota, a Equatorial Piauí informou que na última sexta-feira (15) registrou a ocorrência provocada pelo transformador queimado na região, mas que no mesmo dia, uma equipe da distribuidora foi ao local para realizar a troca do equipamento e normalizar o fornecimento de energia.
A nota diz ainda que “a distribuidora, neste momento, está realizando uma manutenção programada no local, que vai garantir melhorias na rede elétrica, o que necessita do desligamento de energia da área. A previsão é que a operação encerre às 13h de hoje, com o retorno do fornecimento a todos os clientes. A Equatorial esclarece também que nesta quarta-feira (20) vai enviar uma equipe para analisar as instalações do poço que atende a região, com objetivo de verificar se existe alguma falha de fornecimento de energia que pode estar prejudicando o abastecimento de água”, afirma.
Até o fechamento desta reportagem, às 17h22min, a comunidade alega que o fornecimento de água e luz ainda não foi normalizado na região. “Esse problema é constante. Direto acontece isso. No tempo de eleição aqui tá lotado, mas nunca fizeram benfeitoria para a região”, finaliza Dona Iolene.
Comments (1)
Alberto Bergsonsays:
20 de abril de 2022 at 6:51 PMEquatorial falhando com uma comunidade carente. Acorda Equatorial. Essas pessoas também pagam pelos seus serviços